Páginas

sexta-feira, 2 de julho de 2010

0

Copa da África do Sul 2010: Sonho adiado... Que sonho?

É impressionante a comoção nacional em torno do futebol!

Mas, em que consiste este esporte que apaixona e mobiliza multidões. O que de fato é o futebol, o que o faz tão apaixonante e, será que ele deveria produzir, de fato, tais efeitos?

Os locais destinados para a prática profissional do esporte é composto de arenas que suportam uma massa de milhares de pessoas. Os clubes de futebol se extendem por todo o território nacional e internacional. Até mesmo nos mais herméticos países, o futebol já conta com estrutura profissional dentro de dezenas de clubes e associações.

Praticamente todas as nações do planeta contam com um selecionado de jogadores e, desta forma, o futebol, desde muito, já é o esporte mais popular do planeta. A copa do mundo supera, com sobra, a audiência das Olimpíadas!

Pobres, ricos, europeus, asiáticos ou sul-americanos: basta um mínimo de espaço quadrado de solo, quatro objetos para delinear as traves, alguma coisa mais ou menos elástica e esférica e, pronto! Já se pode praticar o futebol!

Podemos questionar: todos podem assistir as transmissões dos jogos oficias? Todos podem entrar num estádio para apreciar seu clube predileto? Absolutamente não! Mas, ainda assim, a paixão pelo esporte cresce progressivamente.

Uma,pra não dizer, muitas coisas me preocupam em relação a tudo isso, principalmente quando estamos em época de Copa do Mundo: será mesmo que vale a pena nos deslocamos de um lado para outro, abrir mão de muitas atividades ou passarmos horas comentando sobre os jogos da copa?

Depois de tanta angústia, torcida e mobilização, apenas dois resultados podem acontecer: ou se vence a copa do mundo ou se perde...

Não tem outro resultado. Se "perdemos" a copa, o que realmente perdemos? A taça? Que taça? Um pedaço de metal? O título? Títulos da dívida Federal? Não!!! Não perdemos nada!!! Principalmente se a nossa seleção se despede mais cedo da competição! Aí só ganhamos! Primeiro ganhamos tempo! Vão ser tantos 120 minutos (somados intervalos e acéscimos) a menos quanto beste para terminar a competição a partir do ponto em que nosso time se despediu!

Com todo esse tempo ganho, podemos utilizar-los para ler um livro, estudar a Bíblia, ajudar uma pessoa necessitada, visitar aquele ente querido que há muito não falamos!

Outro fator positivo após uma eliminação em copa: o nível de ansiedade e de expectativa sobre fatos incertos cai drasticamente! Passamos a voltar ao ritmo de vida suficientemente necessária a uma boa qualidade de vida. Excesso de ansiedade e excitação nunca é saudável.

Observe a insanidade de se dar tanta importância ao futebol, mais especificamente, ao título da copa do mundo: o simples fato de uma bola cruzar a linha debaixo da trave, ou não, é que está delimitando hoje o grau de "felicidade" de muitas pessoas e, no caso do Brasil, de um país inteiro!

Após tanta comoção e expectativa... acabou. O sonho, que na verdade era apenas uma ilusão, (mesmo se o Brasil fosse campeão) ACABOU! Simplemente acabou.

O que fazer com tanto dinheiro gasto em bandeirolas, adereços, vunvuzelas, camisas (caríssimas por sinal), bebidas, petiscos, passagens de avião? Bilhões e bilhões gastos em vão. O Brasil vencendo ou perdendo, é em vão! Com diria o pregador biblico: "Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade" (Eclesiastes 1:2). "Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol" (Eclesiastes 2:11).

Hoje fizemos muitas coias em torno do futebol, mas foram tudo vaidades!

Há se toda essa mobilização, torcida e comoção fosse pela melhoria da qualidade de vida daas pessoas; pela cura espiritual de muitos perdidos no pecado; pelo bom andamento da causa de Deus..

Você, caro leitor, deve estar pesando: essa cara nem deve gostar de futebol. Muito pelo contrário! Gosto até demais e, por isso estou chegando a essas conclusões.

Até pouco tempo, muito pouco mesmo, não perdia um jogo de futebol n atv ou na internet. Perdi muito tempo contemplando o que? Nada! Nada de proveitoso!

Não diria que deveríamos nos abster por completo de apreciar uma partida de futebol, mas, se assim o fizéssemos, não perderíamos nada, absolutamente, nada!

Podríamos pacecer deslocados em assuntos em que o futebol domina mas, isso é demérito? O que vale mais: conhecer a fundo sobre o elenco e melhores jogadores do mundo ou ter a Bíblia e outros conhecimentos seculares proveitosos na ponta da língua?

Será que, nós, algumas vezes não quebrantamos o sábado do senhor só pelo fato de pensar naquela partida de futebol que estava passando naquele momento e ter desejado assistí-la?

Quantas vezes não proferimos palavras de baixo calão ao assistir ou participar de uma partida de futebol? É mesmo tudo isso válido?

Em conclusão, penso: qual nossa real missão e razão de existir nesse planeta? Seria nos salvarmos e ajudarmmos outros a salvar-se e sermos todos restaurados ao nossa condição de perfeição plena perdida no Éden? Ou seria ficarmos pregados por horas a fio na frente de um televisor, vendo bola e pessoas serem espancadas de um lado para o outro enquanto muitas almas estão a passos largos para a eprdição eterna?

Vamos meditar seriamente nisso e repensar os nossos reais sentimentos que devem povoar nossos corações após a "derrota" da sleção brasileira neste dia.
Imprimir artigoSalvar como PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário