Páginas

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

0

Trending Topcis Brazil (TTBr) do Twitter: o mais atualizado e fidedigno indicador do nível intelectual do país





Para quem achava que o Twitter servia apenas para acompanhar os passos das celebridades ou simplesmente saber a que horas fulano ou beltrano acordou, foi no banheiro, ou realizou outras banalidades do gênero, precisa conhecer melhor todas as ferramentas disponibilizadas pelo serviço.

Da relevância do Twitter na atualidade como fonte de notícias, atualização e divulgação dos fatos quase que instantaneamente, dentre outras utilidades proporcionadas, todos nós já devemos saber. No entanto, vamos nos deter a apenas um dos principais recursos oferecidos pelo site: os Tredings Topics, ou TTs (Sigla convencionada na rede).

Entendendo os Trendings:

O termo trending é derivativo da expressão da língua inglesa trend que, em português significa tendência, propensão, inclinação, disposição, propósito.  Já topics, muito parecida com a expressão na língua portuguesa, significa: tópico, assunto, motivo. Portanto, a expressão Trending Topics dentro do Twitter significa, em linhas gerais: assuntos, temas ou tópicos recentes mais usados pelos usuários conectados ao Twitter.

Assim, por exemplo, quando algo acontece com alguma celebridade, se deflagra uma catástrofe natural ou simplesmente um novo participante do BBB é eliminado, cai uma “chuva” de postagens (posts) no Twitter sobre esse assunto, as quais contêm, naturalmente, palavras idênticas e reincidentes. A partir de então, automaticamente esses posts são aglutinados em uma única página ao clicar-se no links com estes tópicos, os quais ficam exibidos na seção de Trendings do Twitter, disponibilizando ao leitor a possibilidade de saber em tempo real tudo o que está sendo comentado a respeito do tema no Brasil e no mundo pelos usuários da rede.


Os Trendings Topics pelo mundo:

Desde o dia 26 de janeiro deste ano o usuário tem a opção de escolher a região que os Trending Topics irão mostrar. As áreas são atualmente restritas a esses países (Fonte: Wikipedia):

  • Worldwide (mundo inteiro)
  • Brasil
  • Canadá
  • Irlanda
  • México
  • Reino Unido
  • Estados Unidos

Também está disponível a possibilidade de restringir por cidades. Atualmente disponíveis as seguintes cidades:

  • Atlanta
  • Baltimore
  • Boston
  • Chicago
  • Dallas-Ft. Worth
  • Houston
  • Londres
  • Los Angeles
  • Nova Iorque
  • Filadélfia
  • San Antonio
  • San Francisco
  • Seattle
  • São Paulo
  • Washington, D.C.

Uma ferramenta imprescindível

Nitidamente podemos perceber que a ferramenta dos trendings é uma verdadeira “mão-na-roda” para a imprensa, pois como aconteceu no caso da morte de Michael Jackson, muitos fatos primeiro aparecem comentados no Twitter (podendo ser percebido através dos trendings), só então depois sendo sucedidos por uma avalanche de notícias similares na internet, tv, rádio e assim por diante.

Raio X cultural

Como consequência natural, os trendings do Twitter se tornam um eficiente termômetro cultural mundial e das nações e cidades que estão inclusas no serviço.

Em face disso, foi realizada uma estatística relativa ao ano de 2009 dos tópicos mais usados em diversos assuntos no Twitter em escala mundial. São eles:

o       Acontecimentos
1.#iranelection (eleições iranianas em 2009)
2. Swine Flu (gripe suína)
3. Gaza (Relacionado às guerras e conflitos na região)
4. Iran (Relacionado às guerras e conflitos na região)
5. Tehran (Relacionado às guerras e conflitos na região)
6. #swineflu (hashtag* de Swine Flu ou gripe suina)
7. AIG (seguradora americana que quase faliu durante a crise)
8. #uksnow (relativa à neve no reino unido)
9. Earth Hour (Hora do planeta: dia em que todos devem apagar as luzes em favor do não aquecimento global)
10. #inaug09 (no novo 2008/2009)
* Uma hashtag é o símbolo - # - seguido por um nome que pode ser utilizado para transmitir a um grupo específico de pessoas. 
Por exemplo, há um grupo de #iranelection = Todas as mídias noticiando as eleições do Irã 
#forasarney = noticias e criticas a respeito de José Sarney 
e a internacionalmente conhecida #followfriday = A sexta-feira de recomendações (Fonte: http://www.planetatwitter.com)

o       Pernonalidades
1.Michael Jackson
2.
Susan Boyle: (Aquela feia senhora de cabelos grisalhos que emocionou jurados incrédulos com voz lírica na Inglaterra...)
3. Adam Lambert: (Adam Mitchel Lambert (Indianápolis, 29 de janeiro de 1982) é um cantor, compositor, e ator de Los Angeles, Califórnia. Em Maio de 2009 ele terminou como segundo colocado na oitava temporada do famoso programa American Idol. (Ou Ídolos Americanos) – Wikipedia.)
4. Kobe (Bryant) (Famoso jogador da NBA)
5. Chris Brown (Christopher Maurice Brown (Tappahannock, Virgínia em 5 de maio de 1989), mais conhecido como Chris Brown é um cantor de música pop e R&B, além de dançarino e ator norte-americano. Wikipedia)
6. Chuck Norris (Ator americano conhecido no Brasil através de  filmes como Bradock)
7. Joe Wilson (Pode ser um congressista americano ou um cantor)
8. Tiger Woods (Maior jogador de golf do mundo o qual se envolveu em escândalos pessoais ultimamente)
9. Christian Bale (Christian Charles Philip Bale, conhecido como Christian Bale, (Haverfordwest,Pembrokeshire, 30 de janeiro de 1974) é um ator britânico nascido no País de Gales - Wikipedia)
10. A-Rod (Alex Rodriguez, outro jogador do baseball americano)

o       Filmes
1. Harry Potter
2. New Moon
(Lua Nova)
3. District 9
4. Paranormal Activity
5. Star Trek
(Gerra nas Estrelas)
6. True Blood
7. Transformers 2
8. Watchmen
9. Slumdog Millionaire
10. G.I. Joe

o       Programas de TV

1.American Idol
2. Glee

3. Teen Choice Awards
4. SNL (Saturday Night Live)
5. Dollhouse
6. Grey’s Anatomy
7. VMAS (Video Music Awards: premiação dos vídeo-clips mundiais)
8. #bsg (Battlestar Galatica)
9. BET Awards
10. Lost
A maioria programas da tv americana. Alguns já são exibidos aqui no Brasil, a exemplo de Grey’s Anatomy e Lost.

o       Esportes

1. Super Bowl (Finais do Futebol Americano)
2. Lakers
(Time de Basketball dos EUA)
3. Wimbledon
(Bairro do Sudoeste de Londres que abriga o mais antigo torneio de Tennis do mundo)
4. Cavs (Cleveland Cavaliers: Time de Basketball dos EUA)
5. Superbowl (Finais do Futebol Americano)
6. Chelsea (Time de futebol da Inglaterra)
7. NFL (
National Football League: Futebol Americano)
8. UFC 100 (
O UFC 100 foi um evento de artes marciais misturadas da série Ultimate Fighting Championship. O evento foi realizado em 11 de julho de 2009.)
9. Yankees (
New York Yankees é um time de baseball dos EUA)
10. Liverpool
(Time de futebol da Inglaterra)

Os “TTs Brazil”.

Todos esses dados nos mostram que, a nível mundial, os TTs estão operando dentro de uma relativa normalidade. Principalmente na seção de Acontecimentos da pesquisa, a qual figuram diversos tópicos de suma relevância no cenário mundial à época.  Fato que acontece com uma certa raridade nos tópicos brasileiros. Geralmente, casos de relevância podem até aparecerem, mas duram pouco e logo são superados por diversos tópicos inúteis e, até, idiotas. A exemplo deste:


Observe que o tópico trata-se apenas de digitar no post uma série de caracteres que supostamente simulam a dança referente ao hit fora de moda.
Esse tópico trata-se de um típico trending forjado, sem naturalidade nem originalidade. O pior é saber que, quando se trata de postagens naturais, referente aos comentários das pessoas, aí que caímos em decepção. Como palavra de ordem em todo início de ano, não saem dos TTBr participantes do Big Brother Brasil, hashtags de seus adeptos e desafetos, Pedro Bial, os acontecimentos da casa, e assim por diante. O carnaval, asism como na TV, serve de inspiração para vários TTs aqui do Brasil. É “boitatá” pra cá “Barra-ondina” pra lá.
Essa manifestação não é privilégio do brasileiro, também existe futilidade no resto do mundo. (Ver: hashtags topics de 2009 divulgadas pelo Twitter)
Assim, aparentemente fica fácil diagnosticar o nível cultural do brasileiro e seu grau de intelectualidade. Embora que os usuários do Twitter só reflitam uma minoria da população brasileira, a qual tem acesso à internet, todos sabemos que essa “minoria” já não é tão pequena assim. Cada dia mais o acesso à rede no país vem aumentando e em todas as classes sociais. Isso nos leva a concluir que os resultados dos TTs já tem um alto grau de representatividade sobre o pensamento, os hobbies, os gostos e a atividade intelectulal do brasileiro de uma forma bem generalizada.
Partindo deste parâmetro,o diagnóstico é grave.

Só para se ter uma noção, os TTBr de hoje (15/02/10 às 19:35) na ordem são:

Patinação Artística (Olimpíadas De Inverno de Vancouver no Canadá 2010)
#foraliamijona (BBB 10)
#TodoAdolescente (hashtag que induz o usuário a criar posts que a complete.           Resultado: futilidades e sandices)
#Vouconfessarque (hashtag que induz o usuário a criar posts que a complete Resultado: mais futilidades e sandices)
Istaduzunido (outro besteirol ao estilo de EEE MACARENA...).
Barra-Ondina (Carnaval)
CARNATÉDIO (Carnaval ou algo do gênero)
TTBr (O próprio usuário comentando do trending Brasil, ou seja, algumas críticas)
Sapucaí (Mais carnaval)
Maroca (Apelido de participante do BBB 10)

Portanto, como se pode ver no exemplo acima, o brasileiro basicamente está interessado naquilo que a Rede Globo e suas “discípulas” empurram em sua programação diária; em futebol; em festa; em personalidades que são pegas em escândalos, ficam doentes ou morrem; e, o que é pior, comentar muito sobre absolutamente nada!

Em suma, quase nada de realmente relevante ou que demonstre que se tem um mínimo de bagagem cultural, a ponto de se discutir, a exemplo dos TTs worldwid (mundial), sobre o aquecimento global, questões de saúde pública, personalidades em destaque, ou até mesmo sobre filmes e programas de TV, de forma mais crítica, duradoura e substancial.

#Chupa: Vergonha mundial

Na final da Copa das confederações na África do Sul em Junho de 2009, o ator americano Ashton Kutcher comemorava em seu Twitter a vitória parcial da sua Seleção, os EUA, por 2x0 contra a seleção canarinho. Porém, como todos nós já conhecemos a história, o Brasil virou o jogo, ganhando por 3x2, e faturando o título do torneio.

Entretanto, isso desencadeou uma tempestade de tweets provocantes em resposta às comemorações precipitadas do ator americano contendo a hashtag #chupa. O negócio tomou tamanha proporção que foi parar nos trendings (na época só havia o wordwide, ou mundial).

Veja abaixo a imagem da colocação do tópico brasileiro no mundo:


Eis aí mais um forte indício de como é, de fato, a personalidade e a cultura do brasileiro. 


Raízes profundas

Cumpre, porém, ressaltar, que toda a crítica aqui levantada é destinada, única e exclusivamente, à nação brasileira em seu âmbito político-organizacional. Todos nós sabemos que toda a falta de educação e cultura do povo brasileiro como um todo é proveniente de práticas políticas degradantes e viciadas, as quais denigrem a imagem do país no mundo e soterra a produção cultural e intelectual do país.

Precisamos que órgãos de pesquisas estatais ou não dêm mais importância ao serviço de micro-blog Twitter e o encare como uma importante ferramenta para a medição e análise do que realmente a população brasileira está falando, pensando e, a partir daí, saber melhor como tomar medidas mais eficientes e ajustadas à realidade do povo. Imprimir artigoSalvar como PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário