Páginas

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

0

Projeto proíbe uso de jaleco fora de hospitais

Finalmente algo foi feito acerca desse problema. A Câmara propõe projeto de lei que proíbe o uso de jalecos fora de hospitais e universidades.

Aos montes, estudantes de qualquer curso que precise usar jalecos em aulas práticas, ou profissionais de áreas relacionadas com a saúde, saem exibindo pela rua como um trofeu dependurado no ombro o seu lindo e contaminado jaleco. Alguns nem se dão ao trabalho de tirar a vestimenta e vão vestidos com o jaleco à praças de alimentação, ônibus, e outros locais públicos e propensos a contaminação.

A verdade é que as pessoas que fazem cursos técnicos de química, enfermagem, sou superior em biologia, farmácia, fisioterapia ou qualquer outro curso que não seja medicina (curso caro, elitista e que pressupõe status), adoram sentir-se "médicos" ao saírem da faculdade ou trabalho vestindo ou exibindo e não percebem que podem trazer sérios problemas para sua saúde e para quem está ao lado.

Tendo em vista tudo isso, a Câmara analisa o projeto de lei 6.626/09, que proíbe o uso de qualquer equipamento de proteção individual, inclusive jalecos e outras vestimentas especiais, fora do ambiente onde seja necessário.

A proibição abrange qualquer tipo de instrumento utilizado no atendimento. O trabalhador da área de saúde não poderá circular fora de unidades hospitalares ou clínicas usando a vestimenta.

A proposta, de autoria do deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), visa combater a infecção hospitalar e a contaminação biológica.
Imprimir artigoSalvar como PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário