Investidores temem calote de Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha
Na semana passada, as bolsas de valores do mundo inteiro, inclusive no Brasil foram derrubadas pelas dúvidas de que alguns países da Europa, os chamados Pigs (porco em inglês) não consigam honrar suas dívidas. A sigla representa as iniciais de Portugal, Itália e Irlanda, Grécia e Espanha (Spain, em inglês).
A crise financeira mundial, que atingiu o auge em setembro de 2008, agravou os problemas financeiros de alguns países da UE (União Europeia). Os governos, para diminuir os impactos da crise, ajudaram os setores mais críticos da economia com pacotes bilionários, que evitariam perdas de empregos e atenuariam os efeitos negativos das turbulências no setor financeiro. Com tantos pacotes de ajuda, a arrecadação destes governos diminuiu e eles ficaram mais endividados.
O caso da Grécia é o mais complicado. O país acumula um rombo nas suas contas públicas equivalente a 12,7% do PIB (Produto Interno Bruto, a soma de todas as riquezas produzidas por uma nação). Segundo o professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas), especialista na área internacional, Antonio Gelis Filho, há algum tempo a Grécia já apresentava problemas financeiros.
- A Grécia é um país que tem uma economia pouco competitiva, se comparada à média dos países da zona do euro, e ela tem gastos públicos muito grandes. É um país que frequentemente é acusado de ser mal gerenciado.
Além disso, a Grécia tem a maior dívida da região, que deve atingir 120% do PIB em 2010.
Pelas regras da União Europeia, as dívidas públicas dos países membros não podem ultrapassar o equivalente a 3% do PIB. E se a violação dessa regra persistir por dois anos seguidos, os países poderiam até ser expulsos do bloco.
Países como Espanha, Portugal, Irlanda e Itália também estão com endividamento alto, bem acima do limite imposto pela UE, e têm dificuldade de tirar as contas do vermelho
Apesar das reações da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) e da alta do dólar, a crise ainda não chegou ao Brasil, segundo Gélis.
- No Brasil, isso ainda não chegou, mas já começam as preocupações como o setor de exportação e o dólar. Mas é claro que em uma economia mundial, que já não está passando pela sua melhor fase, outra pancada dessa não seria boa para ninguém. Por enquanto a gente ainda aposta no descolamento da economia brasileira desses fatores internacionais.
Imprimir artigoSalvar como PDF
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
0
Entenda a crise na Europa
Posts Relacionados:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens Mais Vistas
- Ex-Bruxos, Atuais Pilantras!
- Neymar de paletó e tênis no treino: Estilo, mau gosto ou muuuuita marra?
- Justiça - Brasil - 2004 - Maria Augusta Ramos
- Colégio Odorico Tavares cancela horário noturno
- Um dia comum
- Trending Topcis Brazil (TTBr) do Twitter: o mais atualizado e fidedigno indicador do nível intelectual do país
- Documentário: Ornitorrinco - Será Isso Um Objeto de Desejo?
- Antes e depois: Veja as fotos dos presidenciáveis quando jovens
- O fracasso do projeto Genoma 10 anos depois
- Teste da Bailarina
Nenhum comentário:
Postar um comentário